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Artigo
Melhoria Contínua (Kaizen) – 5S e TPM
Autor
Antonio Francisco Di Siervi
Tema
Gestão da Qualidade
Melhoria Contínua (Kaizen) – 5S e TPM

Nada está tão bom que não possa ser melhorado, porque evoluir é necessário para a sobrevivência e o crescimento de uma organização (e das pessoas também).

Kaizen significa pequenas melhorias ao longo do tempo, como resultado de esforços contínuos de pessoas disciplinadas que trabalham em equipe.

O método TPM (Total Performance Management) é um dos principais sistemas para o sucesso de uma estratégia de kaizen.
Tudo começa com 5S. Ele é básico e indispensável. Ele constitui a base sobre a qual o TPM (e qualquer outro sistema) será construído.

Assim como qualquer estratégia de kaizen, os 5S devem ser simples, práticos e ter objetivos claros.
Os 5S foram criados no Japão com o intuito de ajudar o país a se reerguer da crise provocada pela derrota na 2ª Guerra Mundial.
Trata-se de cinco sensos cujo objetivo é aumentar a produtividade das pessoas. São eles:

  • 1º S (Seiri) – Senso de Utilização
  • 2º S (Seiton) – Senso de Organização
  • 3º S (Seiso) – Senso de Limpeza
  • 4º S (Seiketsu) – Senso de Padronização
  • 5º S (Shitsuke) – Senso de Disciplina

São estes os conceitos e objetivos de cada S:

  • 1ºS – Utilização - Separar o necessário do desnecessário para retirar do espaço de trabalho o que não é utilizado.
  • 2º S – Organização - Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar a fim de organizar o espaço de trabalho de forma eficaz.
  • 3º S – Limpeza - Limpar e manter limpo o ambiente de trabalho para evitar ter de limpar e evitar o desperdício.
  • 4º S – Padronização - Criar padrões, referências ou modelos para os três primeiros S para efeito de consulta e manutenção dos mesmos.
  • 5º S – Disciplina - Manter conforme o padrão e fazer melhorias. O S mais importante de todos.

Um ambiente de trabalho limpo e organizado reduz a perda de tempo e o stress, aumenta o moral e a motivação das pessoas. Isso tudo resulta em um aumento significativo da produtividade.

O TPM nasceu em 1971 como Manutenção Produtiva Total. A metodologia trabalhava com 4 pilares: Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada, Educação e Treinamento e Gestão Antecipada.

A 2ª geração do TPM (1989) era chamada de Gestão Total da Produtividade. Aos quatro pilares anteriores foi acrescido o pilar Melhoria Específica.

O TPM atual (Gestão Total do Desempenho) surgiu em 1997 e possui mais três pilares além daqueles já citados: Manutenção da Qualidade, Office e Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Portanto o TPM possui 8 pilares, sendo quatro de confiabilidade e quatro de apoio.

Os pilares de confiabilidade são:

  • Manutenção Autônoma (MA)
  • Manutenção Planejada (MP)
  • Melhoria Específica (ME)
  • Educação e Treinamento (ET)

Os pilares de apoio são:

  • Manutenção da Qualidade (MQ)
  • Gestão Antecipada ou Controle Inicial (CI)
  • Office (Adm)
  • Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA)

Cada pilar possui um objetivo específico, são eles:

  • MA - Capacitar o operador para cuidar do equipamento
  • MP – Aumentar a confiabilidade do equipamento (buscar a quebra zero)
  • ME – Promover a redução de perdas e custos
  • ET – Promover a elevação do nível de capacitação das pessoas
  • MQ – Promover atividades em busca do zero defeito
  • CI - Redução do lead time de desenvolvimento e introdução de produtos e equipamentos
  • Adm - Aumentar a eficiência das áreas administrativas e indiretas
  • SSMA - Promover atividades em busca do zero acidente (de trabalho e ambiental)

No TPM trabalhamos com os 4M: Máquina, Mão de obra, Método e Material. Cada pilar utiliza a metodologia para fazer com que:

  • Máquinas e equipamentos sejam confiáveis, flexíveis, produzam com qualidade e segurança e com baixo custo.
  • Mão de obra tenha conhecimento do processo, tenha iniciativa para fazer melhorias, que sabe aprender e ensinar e seja proativa.
  • Método (padrões de trabalho) seja claro, conhecido e utilizado.
  • Materiais sejam confiáveis, tenham a qualidade requerida e tenham baixo custo.

TPM agrega valor para a empresa e seus produtos e agrega valor também às pessoas que compõem essa empresa.

Se você deseja reduzir custos, eliminar perdas, maximizar a utilização dos ativos, garantir a qualidade de processos e produtos, educar para a melhoria contínua e reduzir acidentes, então você precisa de TPM.

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A TPM é um sistema desenvolvido no Japão focado na eliminação de desperdícios, redução de tempo e custos mantendo qualidade em organizações através de processos contínuos.

TPM Manutenção Produtiva Total

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