No atual cenário de competitividade, a administração de custos é uma questão de sobrevivência para qualquer empresa. Neste contexto, a busca pela otimização tem de estar presente no dia-a-dia, junto com a busca da eficiência operacional dentro das atividades da corporação.
No passado, as readequações de custos eram feitas através de cortes pragmáticos e sem muitos critérios nas principais rubricas de gastos da empresa. Diante de um cenário competitivo, onde o mercado determina o preço de venda das mercadorias, a otimização de custos e o consumo eficiente dos fatores de produção acabaram se tornando as grandes ferramentas de medição e subsídios para o processo decisório das organizações.
O movimento de otimização de custos não consiste simplesmente em racionalizar tudo que está relacionado com o processo produtivo, mas sim em planejar e executar ações para eliminar das atividades àquelas que não agregam valor ao produto final, utilizando-se dos melhores direcionadores de custos e resultados para tal.
A etapa inicial (e primordial) deste movimento é o estabelecimento de uma política de gestão de custos dentro da empresa. Isto se dá através de um adequado investimento em ferramentas para que possibilitem à organização a mensuração dos custos. Medir é fundamental para que se possa avaliar a forma de consumo, alocações, desperdícios, etc.
Além da medição de custos, a necessidade de geração de resultados exige da empresa uma estrutura organizacional ágil e bem definida. Esta estrutura será a ferramenta que suportará a execução dos projetos e planos de acordo com as estratégias definidas, através da organização das atividades e otimização dos recursos.
Ferramentas sistêmicas se transformaram num amparo fundamental para a execução de todo este processo, pois possibilitam ações para atingir o grau máximo de eficiência operacional e, consequentemente, a otimização de custos.
Atualmente, as empresas já estão se dando conta da importância deste processo e já vêm procurando ajustar seus processos de forma a otimizar seus investimentos em todas as etapas da sua cadeia produtiva, bem como dentro da sua estrutura administrativa.