Por que você deveria se importar
Diariamente novas tecnologias e tendências modificam o ambiente e impactam a forma como os negócios estão estabelecidos.
Modificar os padrões de produtos e serviços, implementando projetos de melhoria é uma condição essencial para acompanhar as mudanças e buscar alternativas para melhorar continuamente os resultados.
Existem uma série de métodos, ferramentas e técnicas de melhoria contínua que você pode adotar em seu negócio. A escolha deve considerar a cultura, porte e capacidade de absorver os princípios e ferramentas de cada método.
Independentemente da escolha, práticas de melhoria contínua são uma força poderosa para o sucesso de qualquer negócio. Elas agem nos bastidores das empresas mais bem-sucedidas do mundo. Todos os dias, um pouco melhor que ontem. Esta ideia simples promove inovação, eficiência e qualidade.
95%
(%) dos problemas organizacionais se dão em função dos processos de negócio e podem ser resolvidos através de ferramentas da qualidade, através da atuação organizada das pessoas.
Como nossa metodologia de programas de melhoria contínua pode te ajudar
Os programas e ferramentas de melhoria contínua desempenham um papel fundamental no gerenciamento da qualidade e da produtividade, por uma razão muito simples: não existem dois produtos exatamente iguais ou dois serviços prestados da mesma maneira, com as mesmas características.
Com a adoção de programas de Kaizen, CCQs e as 7 ferramentas da qualidade você poderá eficazmente: analisar os problemas e não conformidades principais, descobrir as causas mais prováveis e propor soluções, testar propostas e implementar as ações corretivas e preventivas e verificar a eficácia das ações implementadas em sua empresa, produzindo a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade, aprendizado, aumento a produtividade, redução de custos, entre outros benefícios para sua empresa.
Nossa metodologia para desenvolvimento e implementação de programas de melhoria contínua tem por objetivo ajudar você a utilizar a filosofia Kaizen, com dois propósitos principais:
- disseminar a cultura da melhoria contínua em todas as áreas, engajando os colaboradores na busca da excelência operacional e,
- ajudar as empresas a realizarem as suas transformações, os seus projetos de melhoria, com maior velocidade e eficácia.
Como funciona
Nossa metodologia tem como objetivo desenvolver os colaboradores e promover a mudança cultural.
Aplicamos projetos de Kaizen de amplitude e Kaizen de profundidade para promover as mudanças, adotando as principais técnicas e ferramentas da qualidade de forma interativa e fácil de usar.
Com a adoção dos projetos você poderá
- Kaizens de amplitude
Os Kaizens de amplitude são utilizados para entender a situação atual do mapa de fluxo de valor de sua operação, identificando as necessidades e oportunidades de melhoria para desenhar a situação futura desejada.
Normalmente, considerando-se um fluxo de valor de média complexidade, para uma família de produtos representativa do seu negócio, um kaizen de amplitude será executado em torno de 10 dias. -
Kaizens de profundidade
Os Kaizens de Profundidade são utilizados nas intervenções de resultado e são aplicados em eventos de 3 a 5 dias, normalmente consecutivos, com a participação de uma equipe de colaboradores da empresa para a implementação de um projeto de melhoria.
São aplicados métodos diversos, dependendo dos objetivos de melhoria, oriundos das escolas Lean, Teoria das Restrições, TPM, Qualidade, entre outras. Exemplos de métodos utilizados são Redesenho de Processos (Padronização, Fluxograma), 5S, PDCA, Trabalho Padronizado, Redesenho de Layout, Troca Rápida (TRF), Kanban, Poka Yokes, as Ferramentas da qualidade (Histograma, Cartas de Controle, Diagrama de Pareto, Diagrama Causa-Efeito, Check List, Plano de Ação 5W2H), entre outros.