Pular para o conteúdo principal
Artigo
A importância da Missão e Visão dentro da Organização
Tema
Planejamento Estratégico
A importância da Missão e Visão

O presente trabalho vem mostrar a importância do estabelecimento da missão e visão da organização. Explica como essas metas podem ajudar os funcionários a seguir o melhor caminho dentro da organização. Demonstra a melhor forma de criar a missão e a visão. Cita e analisa o caso da empresa Vale, uma das maiores empresas do mundo.

INTRODUÇÃO
A maioria da empresas nacionais, principalmente micro e pequenas, não possuem qualquer estabelecimento de metas e objetivos. Alem de não implementar tais objetivos e metas, muitas não compreendem sua importância para a organização. Seus colaboradores e os próprios proprietários não sabem para onde e como a organização está indo. Estabelecer a missão e a visão de uma organização é estabelecer um caminho a seguir e um sonho a alcançar. Este artigo não pretende ensinar a elaborar tais metas, mas sim ajudar a compreender a importância que elas representam para o sucesso de qualquer organização.

CONCEITOS
Para Porto (2008), as maiorias das organizações ainda tratam de missão e visão como palavras sinônimas. Ao longo desde artigo esclarecerei suas diferenças, impactos e importância para as organizações.

MISSÃO
Para Andrade (2002), a missão de uma organização dever definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto. Portanto para definir a missão de uma organização algumas perguntas devem ser respondidas como: Qual o nosso negocio? Quem é o nosso cliente? Que satisfação ele quer ao comprar nosso produto?

Já Porto (2008), define que a missão representa a razão de existência de uma organização. Para isso a missão deve abranger o propósito básico da organização e a transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade.

Jesus (2008) ainda completa, que a missão de uma empresa está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão dever nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

VISÃO
Andrade (2002), também define que visão de uma organização dever ser a situação futura desejada a longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão.

Para Zacharias (2008), simplesmente descreve que visão é o sonho da organização, é o futuro do negocio e onde a organização espera estar nesse futuro.

Para Jesus (2008), a visão dever ser um conjunto de convicções e compreensões para onde dever seguir a organização, e como serão tratados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégias para alcançar o sucesso da organização.

IDENTIFICAÇÃO DA MISSÃO
Para Andrade (2002), antes de definir a missão da empresa é necessário analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos, e os produtos que serão oferecidos para satisfazer essas necessidades. A missão dever estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos.

Andrade (2008) ainda conclui que a missão dever ser voltada para um futuro a longo prazo, dever ter credibilidade, e todos os que trabalham na organização devem conhecê-la, compreende-la, vivê-la e sentir-se atraídos e comprometidos com seus objetivos. A missão dever ser simples, clara e direta, não podem de forma alguma confundir o individuo e causar-lhe duvidas.

DEFINIÇÃO DA VISÃO
Para Porto (2008), visão deve estar alinhada como os valores centrais da organização. Ou seja, são os princípios essenciais e duradouros da organização. A organização precisa voltar seus olhos para dentro da própria organização para definir a visão, portanto um observador externo não pode considerar como certo ou errado a visão desta organização. A visão tem que ser inspiradora e impulsionadora, ela dever gerar uma energia positiva para seus colaboradores. Visões com foco financeiros não costumam trazer estimulo e criatividade para a organização, o mesmo vale para a liderança e participações de mercados onde a organização atua. A visão será bem definida quando a resposta, “o que queremos criar?” for respondida.

SUAS IMPORTÂNCIAS PARA AS ORGANIZAÇÕES
Para Porto (2008), qualquer organização seja publica ou privada, seja grande ou pequena, necessita compreender sua missão no mercado e a partir disso estabelecer sua visão para dentro de seus padrões. È importantíssimo respeitar suas características, pois assim poderá encontrar soluções que ajudam a desenvolver e reforçar a sua qualidade organizacional e de seus produtos. Os produtos e serviços são os caminhos pelo qual a organização leva para a sociedade a sua missão e a visão orienta o processo de criação deste caminho, estimulando o rompimento com a situação atual e o estado futuro desejado.

Porto (2008) ainda define que é de fundamental importância monitorar e compreender as necessidades de mudanças comportamental da sociedade. Da mesma forma é necessário que a missão seja respeitada e que a pressão emocional pertinente às visões desafiadoras seja suportada.

ESTUDO DE UM CASO - VALE
De acordo com o site Vale (2008), a missão da empresa é representada da seguinte forma. “Transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável”. Podemos ver que em momento algum a empresa coloca em sua missão os produtos que produz como ferro, alumínio, bauxita e outros, mas sim a razão da existência da empresa Vale, que é a mineração. Ela também não coloca em sua missão que obter lucro é seu principal objetivo, mas que seu principal papel é transformar em riqueza os seus produtos, para um desenvolvimento continuo e sustentável da organização.

O mesmo site ainda coloca a visão da empresa, “Ser a maior empresa de mineração do mundo e superar os padrões consagrados de excelência em pesquisa, desenvolvimento, implantação de projetos e operação de seus negócios”. Por se tratar de uma empresa multinacional, a Vale necessita de uma visão globalizada, por isso ser a maior mineradora do mundo pode ser um objetivo tangível. Mas simplesmente ser a maior do mundo não é o bastante. Com a concorrência de grandes outras empresas, a Vale precisa investir em novos projetos e desenvolvimento de novas pesquisas, para não se tornar ultrapassada, perante suas concorrentes. A Vale deixa isso bem claro para seu colaboradores e acionistas pois nos últimos anos vem investindo maciçamente em aquisições e desenvolvimento de novas técnicas e modernização de equipamento.

CONCLUSÃO
Pode se concluir com esse artigo que a importância do estabelecimento de metas e objetivos como a missão e a visão de uma organização, vai além de simplesmente escrever algumas linhas e coloca-las no site ou mural da empresa. A criação da missão e visão da organização tem que ser definida de forma que todos os envolvidos no processo, funcionários, acionistas, fornecedores e sociedade, compreendam a sua importância e coloquem em pratica sua filosofia. È dever do gestor, cobrar para que essas metas e objetivos sejam alcançadas.

Vídeo Relacionado

Com uma profunda simplicidade, o treinador John Wooden redefine o sucesso e nos incita a buscar o melhor dentro de cada um de nós.

Neste discurso inspirador, ele compartilha o conselho que deu aos seus jogadores na UCLA, cita poesia e lembra da sabedoria de seu pai.

Conheça uma solução para este tema
Planejamento Estratégico

Soluções de convergência para apoiar sonhos grandes e garantir a concentração de esforços para tornar real sua visão de futuro.

Para saber mais, participe deste programa

O que seriam das descobertas e expedições sem um mapa? O que acontece com um líder sem estratégias e planos? Qual o caminho para o sucesso?

O Mapa | Planejamento Estratégico

Newsletter

Faça parte de nossa rede de relacionamento, e receba novidades em seu email.
Fique tranquilo, nós não enviamos emails indesejados.

Wrapper

Deixe seu comentário

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO