Pular para o conteúdo principal
Como aumentar a produtividade em cenários de retração e crise econômica?
em Seg, 14/08/2017 5:40 PM
aumentar a produtividade
Pessoas e Produtividade

O título do post de hoje reflete ainda mais com uma das principais questões que os empresários com negócios no país e demais gestores estão vivenciando: como aumentar a competividade da minha empresa perante este cenário de retração econômica que parece perdurar no Brasil?

A resposta desta pergunta nunca foi vista com um valor tão competitivo como atualmente. E é por isso, que neste artigo tentaremos orientar você em como seguir os primeiros passos para o caminho mais oportuno e vantajoso: o aumento de desempenho em processos críticos do seu negócio.

Competitividade: por que ela é tão importante?

Como deve saber, a instabilidade política brasileira vem há um bom tempo atrasando investimentos estrangeiros, e ao invés de promover o crescimento sustentável da economia acaba favorecendo a sua estagnação, e por fim, resultando na competitividade empresarial e industrial em uma escala raramente vista antes.

Nesta situação, muitas empresas fecham as portas ou reduzem drasticamente a sua quantidade de funcionários pelo motivo do nível de consumo de seus produtos estar muito abaixo do que era antes. Quanto menor a demanda, menor é a necessidade de oferta.

Contudo, as grandes companhias – por em suma maioria manterem um capital monetário maior que as pequenas e médias, conseguem sobreviver. Agora, quanto aquelas que não tem esta carta na manga, resta agarrar com unhas e dentes a única opção disponível: aumentar a sua produtividade.

Como aumentar a produtividade do meu negócio?

O aumento competitivo pode ser relacionado ao aumento de produtividade, concorda? Então, quando uma companhia decide elevar seu desempenho ela está tendo como propósito final aumentar sua competividade. Nada de novo até aqui. Só que para elevar seu desempenho – ou produtividade, ela precisa adotar novas metodologias e ferramentas gerenciais que resultem nesta nova condição. E é aqui que muitas acabam falhando.

Para elevar a produtividade em longo prazo, existem vários programas e metodologias de melhoria contínua que podem ajudar: Teoria das Restrições (ToC), Manutenção Produtiva Total (TPM), Lean Manufacturing e Lean Seis Sigma, dentre outros. Todavia, empresas de menor porte – com baixa possibilidade de altos investimentos ainda mais em tempos de crise – possuem como principal fator decisório os retornos a curto e em médio prazo.

Então, como elevar o desempenho da minha empresa em curto prazo sem altos investimentos?

Esta resposta não conta com apenas uma recomendação, mas sim com várias alternativas, que podem favorecer o crescimento sustentável da sua companhia rapidamente, evitando que a queda de consumo prejudique seu lucro, ou pior, resulte na falência do seu negócio.

As metodologias de gerenciamento que escrevi ali acima – ToC, TPM, Lean e Seis Sigma – são excelentes opções para avalancar extradionariamente os níveis de produtividade e qualidade de processos e produtos, só que como vimos, necessitam em grande parte de maiores investimentos e contam com um alto período de retorno.

Porém, estas mesmas metodologias contam com várias técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas de forma isolada – pelo menos, inicialmente. Quando aplicadas corretamente, estas práticas e ferramentas irão proporcionar ganhos acelerados e significativos para sua organização, além de promover uma cultura corporativa ainda mais eficaz.

Confira 5 práticas para elevar de forma rápida a produtividade da sua empresa!

Práticas sustentáveis com o 5S: o programa 5S é uma das ferramentas mais conhecidas e adotadas no mundo empresarial. Muito mais que uma técnica de organização e limpeza, o 5S pode ser utilizado para otimizar todo o fluxo de processos fabris e administrativos com a eliminação de desperdícios e materiais que não são importantes. Com ele, sua companhia irá conquistar maior eficiência e produtividade, e por fim, um melhor desempenho.

Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM): o VSM é uma ferramenta de origem no Lean Manufacturing que busca identificar os processos críticos do seu negócio, ou seja, aqueles que interferem de maneira muito mais assertiva no resultado final. Obedecendo o princípio de Pareto, é como dizer que apenas 20% dos processos e produtos de uma companhia refletem 80% de seu lucro. Com esta informação em mãos, o direcionamento da aplicação de práticas e ferramentas para melhoria de produtividade pode ser então melhor aproveitado.

Treinamento e revisão de POP’S: os procedimentos operacionais padrão foram difundidos e utilizados ainda mais com o crescimento em paralelo dos programas da ISO (Internacional Organization for Standardization). Trata-se de uma ferramenta que permite manter a estabilidade e o controle de desempenho de todo um processo corporativo. Só que ao invés de ser aplicado de forma genérica, é essencial direcionar com o auxílio de outras ferramentas – como o VSM, por exemplo – os processos críticos que realmente necessitam de maior gestão e controle.

Gestão de materiais com Kanban: o Kanban é outra ferramenta do pilar Just in Time do Lean Manufacturing que pode ser usada para aliviar o fluxo de caixa de uma organização. Através de suas diferentes alternativas de aplicação – seja por meio de quadros, containeres ou até mesmo com informações anotadas no chão de fábrica, ele possibilita que a empresa aderente trabalhe com menores quantidades de material em estoque. Tudo isto de uma maneira organizada, e mantida pelos próprios operários envolvidos no processo.

Redução de setup com SMED: a entrada de um novo produto em uma linha de produção requer em praticamente todos os casos ajustes maquinários e troca de ferramentas, não é verdade? Este tempo gasto com esta atividade não gera competitividade para nenhuma empresa, e quanto menor for este tempo, melhor. A técnica usada – também de origem no Lean Manufacturing – para reduzir drasticamente o tempo gasto com setup chama-se SMED. Com ela, uma empresa se torna mais produtiva com menos esforço, e por consequência, consegue oferecer ao mercado produtos ainda mais acessíveis e competitivos.

Quer saber mais sobre estas ferramentas e como implantá-las?

Além das 5 ferramentas que vimos aqui no artigo, existem também inúmeras outras que podem estimular os níveis de competitividade e produtividade tanto do seu setor quanto da sua empresa. 

Para conferir quais são as mais adequadas perante cada situação, e saber como obter ganhos cada vez mais rápidos e expressivos para o seu negócio, entre em contato!

Deixe seu Comentário

POSTS RELACIONADOS

Você também pode gostar dos posts abaixo: