Pular para o conteúdo principal
Implementação Qualidade Total
Área de Atuação
Desafio Proposto

A Pavioli procurava realinhar seu modelo de gestão, buscando melhorar os resultados econômicos-financeiros para satisfazer os propósitos dos familiares acionistas.

O desafio proposto era diagnosticar a situação atual dos processos internos e propor melhorias em todos os processos da organização para que os resultados do passado voltassem a ser atingidos.

Pavioli
Pavioli
Alimentos e Bebidas
Solução Apresentada
Solução Apresentada

A solução apresentada para a situação problema foi o alinhamento de todos os sistemas e processos da empresa aos princípios e fundamentos de Gestão da Qualidade Total - TQM.

A estrutura base do projeto envolvia a formação de um Comitê Gestor, formado pela Alta Direção e gerencias dos principais processos, e Comitês Setoriais, formados por colaboradores dos diversos departamentos e processos (comercial, financeiro, contabilidade, produção, suprimentos).

Definida a metodologia, os Comitês Setoriais passaram a realizar encontros para mapeamento de processos e análise de falhas, propondo as melhorias necessárias para adequação dos processos às melhores práticas e eliminando as falhas apontadas. Estas sugestões, após encaminhadas ao Comitê Gestor recebiam a aprovação para implementação.

O papel da ECR consultoria era apoiar os encontros como facilitador, analisando criticamente cada ação proposta e capacitando as partes envolvidas, quando aplicável.

Coube ainda à ECR, durante este projeto, a total reestruturação do departamento financeiro e implementação do departamento de controladoria.

Resultado Obtido
Resultado Obtido

Este projeto teve duração de 3 anos. Neste período o objetivo de implementar a qualidade total e otimizar os resultados econômicos-financeiros da organização, foi satisfatoriamente atingido.

A solução proposta de alinhamento do modelo de gestão da organização às práticas de Qualidade Total proporcionaram uma série de melhorias em processos, pessoas e indicadores econômicos-financeiros. Dentre os quais podemos citar:

  • Monitoramento e análise contínua de índice de satisfação de clientes;
  • Aumento no nível de satisfação interna;
  • Crescimento das vendas, chegando a atingir num único exercício;
  • Capacitação de lideranças em diversos programas de qualidade total;
  • Reestruturação do departamento financeiro;
  • Estruturação da controladoria, implementando os processos de planejamento estratégico e orçamento empresarial;
  • Implementação do programa de Boas Práticas de Fabricação;

COMO PODEMOS AJUDAR?

Não encontrou o que procurava? Envie um email ou conte como podemos ajudar a sua empresa.

ENTRE EM CONTATO