Pular para o conteúdo principal
As vantagens do GPD para a eficácia da gestão estratégica
em Seg, 26/12/2016 5:06 PM
Vantagens do GPD
Planejamento Estratégico

O fluxo de novas tecnologias, o aumento da competição e a constante busca por diminuição dos custos, têm levado as empresas a modificar suas estruturas organizacionais e processos para permanecerem no mercado, satisfazendo as necessidades dos clientes que estão cada vez mais exigentes e diversificados.

 Considerando este contexto, é fundamental que as empresas sejam capazes de elaborar um planejamento estratégico amplo e sustentável que, quando bem executado, resultará na criação de vantagens competitivas para a organização, de forma que permaneçam no mercado gerando valor agregado e satisfação aos seus clientes.

O planejamento estratégico é um processo gerencial através do qual o líder poderá estabelecer o posicionamento da organização no ambiente no qual está inserida, com objetivo de obter níveis otimizados de resultados Assim, ele caracteriza-se pela amplitude, por ser de longo prazo, por formular os objetivos e pela escolha dos recursos necessários. O papel da formulação, execução e controle da estratégia cabe geralmente a pessoas que possuem um cargo de destaque nas empresas, como o CEO ou presidente e assessores.

A liderança de pessoas chave é um fator fundamental para que a estratégia seja aplicada em todos os três níveis organizacionais (operacional, tático e estratégico).

O sistema de gestão capaz de transformar as estratégias estabelecidas em ações e resultados ao longo de toda a hierarquia empresarial é o Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD), pois estabelece a metodologia para que a organização possa promover o desdobramento das metas e para que as pessoas sejam capazes de atuar conforme os objetivos estabelecidos no plano estratégico.

Com relação ao Gerenciamento pelas Diretrizes é importante reforçar o seu pilar fundamental: uma diretriz é o conjunto de meta e suas medidas oriundas do desdobramento da estratégia da organização. A meta por sua vez, é o desafio e compromisso assumido para um resultado específico, sendo claramente descrita por um objetivo, valor e prazo. E as medidas são macro-ações estabelecidas para o alcance da meta.

O método responsável por promover o alcance de todas as metas, sejam elas da Rotina ou não, é o PDCA.

O Gerenciamento pelas Diretrizes pode ser descrito através de quatro etapas principais: definição das diretrizes, desdobramento dessas diretrizes do nível estratégico para o tático e para o operacional, divulgação e por fim a ampla execução e controle. Na primeira definição das diretrizes do nível estratégico é comum surgir medidas que são muito amplas, complexas e de alto custo e rentabilidade, como por exemplo: desenvolver e lançar um novo produto no mercado, implantar um novo software na empresa ou desenvolver um novo processo produtivo.

Essas grandes medidas do nível estratégico podem ser encaradas como projetos, já que projetos são empreendimentos específicos e temporários destinados a alcançar um produto ou resultado único, considerando parâmetros pré-definidos como tempo, custo, qualidade e recursos.

Ao gerenciar esses projetos é muito importante que o líder do GPD considere dez áreas que podem interferir no sucesso: Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Riscos, Recursos humanos, Comunicações, Aquisições e Stakeholders e a Integração de todas essas áreas.

O método PDCA contribui amplamente para o resultado do projeto, pois os processos dessas dez áreas também são executados através do método.

Por fim, ao gerenciar e executar esses projetos do GPD de forma metodológica, os resultados obtidos para a organização e seus interessados serão muito efetivos e capazes de garantir os propósitos de longo prazo inicialmente estabelecidos no planejamento estratégico.

Fonte: PMI SP

Deixe seu Comentário

POSTS RELACIONADOS

Você também pode gostar dos posts abaixo: